sexta-feira, 2 de setembro de 2011


CrossRef no Brazil: atualizações

O CrossRef teve neste ano após o evento ”I CrossRef Annual Meeting Brazil”, promovido pela UFSC, o marco inicial da disseminação da utilização de seus serviços. No Brasil a implementação inicialmente em grande escala foi realizado pelo projeto SciELO e depois adotado por algumas universidades e editores como a UEM. O principal serviço procurado no momento é o DOI (Digital Object Identifier), ao qual o CrossRef é o principal agente, entre os demais serviços com seus metadados. Ed Pentz apresentou todos os serviços e demais conveniados, como o CrossCheck. Muitas instituições e editores brasileiros tiveram após esta apresentação informações de como proceder na associação e custos dos serviços, que seriam suas principais dúvidas. Um dos principais aspectos que dificultava o credenciamento de novos editores é o pagamento das Invoices trimestralmente. Com a mudança pelo CrossRef para o pagamento anual de faturas até US$1.000, não necessitando de diversos gastos com tarifas bancárias e sim uma única. A padronização do novo “New Display Guidelines” também foi importante. É necessário a implementação do DOI para os artigos anteriores dos periódicos e também de artigos que estão ahead of print. Desta forma, a visibilidade do DOI atuará sempre. 


News


PKP 2011

De 26 a 28 de setembro, acontecerá o PKP 2011 em Berlin, estarei apresentado dois trabalhos, venho a dizer que o evento tem ótimas apresentações. Para quem quiser participar, é o principal sobre acesso aberto do momento.

Trabalho sobre visibilidade e repercussão de publicações com OJS no Brasil

Pôster sobre a implementação pioneira do DOI utilizando o OJS, ao qual a UEM é a instituição que mais depositou desde 2008





CBBD 2011

Apresentei um trabalho no CBBD 2011 em Maceió, sobre atualizações do CrossRef e seus serviços, foi importante, pois, é um evento mais importante da área. Consegui apresentar com um bom tempo e tive quase 15 perguntas respondidas. Venho a dizer que foi importante disponibilizar informações para quem precisa utilizar os serviços do CrossRef. 

Edilson Damasio, MsC.
Bibliotecário/Librarian/Maringá State University Press (Eduem)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Caros seguidores, deixem seus comentários,obrigado.