quarta-feira, 15 de setembro de 2010

CrossCheck sistema para identificação de Plágio

O Plágio sempre interfere em bons trabalhos no decorrer da produção científica acadêmica. Identificá-lo também é muito difícil. Existem alguns sistemas que já são utilizados por editores internacionais visando prever a cópia ou utilização de textos de outros autores nos artigos, teses, livros, etc... Um deles é o desenvolvido pela equipe do CrossRef denominado CrossChek, da empresa iThenticate.
Principais características: - sistema de identificação de plagiagismo; - forma de mostrar aos leitores, quem está citando os seus artigos; - utiliza varredura hipertextual; - requer avaliação do editor; - utilizado para verificação da qualidade do conteúdo textual.
Fiz alguns testes e lhe asseguro que fiquei impressionado como o sistema consegue identificar a relevância de texto dentro do ambiente de publicações on-line. Nas respostas ficam identificadas uma maior ou menor relevância e são listados todos os prováveis trabalhos com o mesmo texto, e melhor, para identificação existe uma comparação dos textos com os outros encontrados (diferenciados por cor), não tem como não conseguir avaliar. Daí fica a questão ética de cada editor e autores, mas, precisamos enxergar que nossos textos já estão sendo totalmente varridos por outros sistemas. O CrossCheck tem uma vantagem, é desenvolvido pelo CrossRef uma organização que já está há 10 anos e é regida pelos principais editores internacionais. O custo é muito baixo para a utilização do sistema, vale a pena. Para acesso:
CrossCheck

2 comentários:

  1. Edilsom,parabéns pela ajuda que vc presta para o mundo acadêmico.

    nota:estava na UFPR dia 9 e 10 agora.

    ResponderExcluir
  2. Muito obrigado Laila, temos que nos ajudar para termos um mundo melhor.

    ResponderExcluir

Caros seguidores, deixem seus comentários,obrigado.