Google+ Followers

quinta-feira, 23 de setembro de 2010

SciVerse ScienceDirect ferramenta para aplicações no iPhone SciVerse Scopus: apoio à pesquisa com seu mobile (bem interessante)

Para os colegas e pesquisadores que utilizam tecnologia mobile, essa notícia é muito importante.
A pesquisa não acontece apenas no escritório pode acontecer em qualquer lugar e a qualquer hora. A Elsevier está trabalhando para apoiar investigadores com aplicações livres iPhone SciVerse, SciVerse Scopus Alertas e SciVerse ScienceDirect, que agora significa que você pode acessar jornais e resumos quando você precisa deles, sem ter de ligar o laptop.

Usuários de instituições que estão inscritos para Scopus pode usar o SciVerse Scopus iPhone free com alertas para acesso a muitas das mesmas funções da Scopus, incluindo a busca e alerta de recursos. Outras características incluem:
• Ver resumos
• Configurar e-mail para avisos de quando um autor cita um artigo específico
• Anotar artigos com suas categorias de importância
• Compartilhe links do artigo por e-mail ou twitter.

O iPhone app SciVerse ScienceDirect significa que você pode ver exatamente as mesmas revistas em texto integral da sua instituição que está inscrito agora no seu iPhone. Incluem também:
• Procura por artigos SciVerse ScienceDirect (por palavra-chave, autor ou Journal)
• Artigo na tela de início do aplicativo baseado em uma única estratégia de pesquisa, salva no alerta.
• Salvar para ler os artigos quando estiver offline
• Compartilhar o artigo por e-mail

As possibilidades são infinitas com estes aplicativos do iPhone SciVerse. Trabalhar em rede e em conferências ficará muito fácil. Email de outros investigadores através do seu perfil local e procura de trabalhos recentes. Além de ser capaz de salvar suas pesquisas significa ler artigos quando você quiser. Está tudo bem disponível a partir de seu iPhone com download do iTunes. Você vai saber como você nunca conseguiu ficar sem ele antes.
Para obter mais informações sobre o SciVerse ScienceDirect e Scopus SciVerse iPhone Apps, visite:
www.info.sciverse.com/scopus/mobile e www.info.sciverse.com/sciencedirect/mobile

Fonte: Elsevier Team.
(versão Edilson Damasio).

quarta-feira, 15 de setembro de 2010

CrossCheck sistema para identificação de Plágio

O Plágio sempre interfere em bons trabalhos no decorrer da produção científica acadêmica. Identificá-lo também é muito difícil. Existem alguns sistemas que já são utilizados por editores internacionais visando prever a cópia ou utilização de textos de outros autores nos artigos, teses, livros, etc... Um deles é o desenvolvido pela equipe do CrossRef denominado CrossChek, da empresa iThenticate.
Principais características: - sistema de identificação de plagiagismo; - forma de mostrar aos leitores, quem está citando os seus artigos; - utiliza varredura hipertextual; - requer avaliação do editor; - utilizado para verificação da qualidade do conteúdo textual.
Fiz alguns testes e lhe asseguro que fiquei impressionado como o sistema consegue identificar a relevância de texto dentro do ambiente de publicações on-line. Nas respostas ficam identificadas uma maior ou menor relevância e são listados todos os prováveis trabalhos com o mesmo texto, e melhor, para identificação existe uma comparação dos textos com os outros encontrados (diferenciados por cor), não tem como não conseguir avaliar. Daí fica a questão ética de cada editor e autores, mas, precisamos enxergar que nossos textos já estão sendo totalmente varridos por outros sistemas. O CrossCheck tem uma vantagem, é desenvolvido pelo CrossRef uma organização que já está há 10 anos e é regida pelos principais editores internacionais. O custo é muito baixo para a utilização do sistema, vale a pena. Para acesso:
CrossCheck